Aquele filme tão esperado estreou no cinema e você não vê a hora de ir assistir. Mas então você lembra que tem que esperar para ir no dia mais barato, na promoção. É verdade que o valor da entrada nos cinemas tem aumentado. Como seria bom conseguir um desconto para pagar meia-entrada no cinema! Mas afinal, quem tem direito a esse desconto?

A Lei federal que dispõe sobre a meia-entrada no Brasil já foi regulamentada e garante o benefício para estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e jovens de baixa renda. Existem outras leis nas esferas estaduais e municipais que estendem esses direitos para outras pessoas.

Além dessas leis, existem ainda esquemas de descontos com pagamentos em certos cartões de crédito.

Então não fique de fora e confira conosco se você se encaixa em um desses grupos que recebem descontos!

Estudantes

student-147783_640
Estudantes têm direito

Estudantes da rede pública ou privada, no Ensino Fundamental, Médio ou Superior também usufruem do desconto. Basta apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, que pode ser emitida na instituição onde você estuda.

Você pode também solicitar a carteira no site Documento do Estudante e recebê-la em casa. Esse serviço online é pago.

Idosos

Qualquer pessoa com mais de 60 anos de idade tem direito, bastando apenas apresentar o documento de Identidade com foto.

Portadores de necessidades especiais e acompanhante

Pessoas com deficiência também têm direito à meia-entrada junto com 1 acompanhante. Para garanti-lo, basta apresentar o Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência, ou documento do INSS que ateste a aposentadoria por deficiência. Nos dois casos é necessário apresentar um documento com foto.

Menores de 21 anos no estado do Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, todo jovem menor de 21 anos paga meia-entrada em eventos culturais. Infelizmente, alguns estabelecimentos descumprem essa determinação, mas estão sujeitos à multa conforme a lei.

Para garantir seu direito é necessário apresentar documento de Identidade
com foto.

Verifique em seu estado ou município se há leis que dão algum direito similar. Mesmo que não haja lei específica, alguns estabelecimentos isentam crianças pequenas de pagar a entrada.

Jovens de baixa renda

Segundo o texto da lei da meia-entrada, tem direito o jovem de baixa renda – pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico”.

O lado positivo da lei é que se você tem até 29 anos você ainda é jovem. Brincadeira! Mesmo que já tenha terminado os estudos, você ainda pode ter direito ao desconto. Faça o cálculo da sua renda mensal familiar de acordo com o salário mínimo vigente. O direito também é garantido pelo Estatuto da Juventude.

Para ter direito, é necessário apresentar a Identidade Jovem que está em fase de implementação, pelo menos até a conclusão deste post.

Professores e outros profissionais da Educação

Em diversos lugares existem leis municipais e/ou estaduais que garantem o desconto para professores e outros profissionais da educação tanto da rede pública, quanto da rede privada.

Por exemplo, no Estado do Rio de Janeiro foi aprovado um projeto de lei recentemente que concedeu o desconto para professores de rede pública e privada. No município do Rio de Janeiro já havia essa lei para os professores da cidade. Leis semelhantes existem nos municípios de São Paulo, Recife (lei estadual em Pernambuco), Natal, entre outros.

Em todos os casos é necessário apresentar um comprovante, como o contracheque, junto com documento de identificação com foto.

Verifique em se existem leis no seu município ou estado que garantem esses direitos.

Alguns cartões de crédito dão direto à meia-entrada nos cinemas

Fique de olho porque esse pode ser um diferencial para você escolher o seu cartão de crédito, principalmente se vai sempre ao cinema. Cartões como o Itaucard e do Bradesco dão direto à compra de ingressos com 50% de desconto, alguns dão até desconto na pipoca e no refrigerante. Então fique de olho nas promoções e verifique se o estabelecimento aceita o desconto do seu cartão.

credit-card-851506_640
Verifique as promoções do seu cartão de crédito

Alguns cinemas dão descontos exclusivos, então é sempre interessante entrar no site do estabelecimento e ler as regras de desconto que eles apresentam, além de quais dias são mais baratos. Pode ser que você consiga um desconto inesperado e seu bolso agradece!

Então não perca tempo, junte a galera e vá assistir seu filme preferido, pagando menos! Não esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos nas redes sociais.

 

Anúncios