A palavra texto refere-se a um conjunto de frases que se complementam. Essas frases podem ser organizadas em um texto de diversas formas. Os tipos de texto são exatamente essas diversas formas de organizar um texto. Apesar da infinidade de gêneros e assuntos que um texto pode apresentar, existem basicamente 5 diferentes tipos de texto. Entenda cada um deles e veja na prática como se organizam.

Narrativo

Narra ou conta uma história. Nele encontram-se 4 elementos essenciais:

  • O tempo passa à medida que a história se desenrola e é evidente no uso dos tempos verbais e em outras expressões que revelam a demarcação do tempo presente, passado ou futuro.
  • As diversas ações são tomadas em um ou mais espaços ou lugares delimitados, constituindo o cenário da história.
  • Os personagens atuam na narrativa tomando as ações necessárias para a construção do enredo.
  • O narrador é quem conta a história e pode ser um narrador-observador ou narrador-personagem.

Todos esses elementos são construções do escritor da narrativa e, geralmente, são meramente ficcionais, existindo apenas dentro do texto.

Observe um exemplo retirado do livro Revolução dos Bichos, de George Orwell.

“A mulher de Jones olhou pela janela do quarto, viu o que acontecia, reuniu às pressas alguns haveres dentro de uma bolsa de pano e escapuliu da granja por outro caminho. Moisés levantou vôo do poleiro e bateu asas atrás dela, grasnando ruidosamente. Enquanto isso, os bichos haviam posto Jones e os peões para fora da granja, fechando atrás deles a porteira das cinco barras. E assim, antes de perceberem o que sucedera, a Revolução estava feita. Jones fora expulso e a Granja do Solar era deles” .

Descritivo

Esse tipo de texto lista características de um objeto ou ser. Diferentemente do texto narrativo, não existe a passagem do tempo. Como um quadro descrito em seus mínimos detalhes, a descrição expõe seus atributos, qualidades ou aspectos.

Leia a descrição da personagem Capitu, em Dom Casmurro, de Machado de Assis.

“Não podia tirar os olhos daquela criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo, desciam-lhe pelas costas. Morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo. As mãos, a despeito de alguns orifícios rudes, eram curadas com amor; não cheiravam a sabões finos nem águas de toucador, mas com água do poço e sabão comum trazia-as sem mácula. Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos. ”

Dissertativo

Dissertar significa discorrer, explicar ou explanar sobre um assunto. A fim de esclarecer diferentes tipos de texto dicionárioum tema, o texto pode usar notícias, pesquisas científicas, dados estatísticos. Note que aqui não há a intenção de argumentar, mas apenas expor um assunto. É o que acontece nas enciclopédias, dicionários, livros de gramática, entre outros.

Veja um exemplo na definição da palavra personagem, no Minidicionário da Língua Portuguesa, de Evanildo Bechara.

Personagem. s.2g. 1. O que é representado em obra ficcional. 2. O que é importante.

Argumentativo

Embora alguns gramáticos o coloquem dentro do grupo dos textos dissertativos, o texto argumentativo é mais do que uma dissertação. Ele tem por objetivo defender uma opinião ou uma tese. Ele não quer necessariamente fazer o leitor ter a mesma opinião, mas sim mostrar que as teses apresentadas são bem fundamentadas e coerentes.

Com o objetivo de argumentar com eficiência, o escritor usará diversos artifícios, inclusive aqueles presentes nos outros diferentes tipos de textos, como narrar fatos ou dissertar sobre um assunto.

A redação do Enem tem essas características, já é exigido a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Nesse tipo de texto você precisa explicar um assunto ao mesmo tempo que argumenta para defender uma tese.

Veremos esse tipo de texto em campanhas políticas, sermões, artigos de opinião, entre outros. Leia um exemplo no artigo Água, um desafio que precisamos enfrentar, de Guilherme Ávila.

Injuntivo ou instrucional

Como o nome já diz, esse texto visa dar instruções de como fazer algo, geralmente, usando diferentes tipos de texto receita de boloos verbos no modo imperativo.

É fácil encontrarmos esse tipo de texto em bulas de remédio, receitas de bolos, manuais de instrução, entre outros. Veja um desses exemplos nessa receita simples de bolo de chocolate.

“Leve para assar em forno médio, numa forma untada e enfarinhada. Para a cobertura, misture numa panela a manteiga, o achocolatado, o açúcar e o leite. Leve ao fogo até derreter e a calda ficar homogênea. Cubra o bolo ainda quente, furadinho com garfo. “

Resumindo os diferentes tipos de texto

TIPOS OBJETIVO EXEMPLOS
Narrativo Narrar ou contar uma história Fábulas, Romances, Crônicas
Descritivo Expor características, atributos Textos de vendas de veículos e imóveis ao descrever os produtos
Dissertativo Explicar ou expor um assunto Enciclopédias, dicionários
Argumentativo Defender uma tese ou opinião Textos de campanha política, artigos de opinião
Injuntivo Dar instruções Manual de instruções, bula de remédios, receitas de bolo

Lembre-se de que um mesmo texto pode ter dentro dele diversos tipos de textos misturados. Por exemplo, em um romance, que é eminentemente narrativo, haverá partes descritivas para descrever aspectos físicos e psicológicos dos personagens, bem como características dos lugares e ambientes.

Identificar os diferentes tipos de textos é uma habilidade importante não só para a interpretação, mas também para a produção de textos. Desenvolva essa habilidade por estar sempre em contato com diversos tipos e gêneros de textos.

Mas qual a diferença entre tipos e gêneros de texto. Esse é um assunto para outro post.

Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Anúncios