Como seres humanos temos o dom da linguagem. A linguagem é a forma como nos expressamos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Dessa forma, o modo como usamos a linguagem vai ser influenciado pela nossa cultura, experiências, época em que vivemos, entre outros fatores. A diversidade desse uso é conhecido como “variações linguísticas”.

Mas quais as principais variações linguísticas e como identificá-las? Confira!

O que são variações linguísticas?

As variações linguísticas são as diversas maneiras  que a linguagem é utilizada, sendo influenciadas pela região, cultura, classe ou grupo social, tempo histórico, vícios na fala, entre outros.

Quando tratamos de linguagem não falamos de erros, mas de inadequações. Ou seja, certas formas de expressar-se podem ser adequadas em determinadas situações e inadequadas em outras. Isso porque em todos os casos a linguagem vai servir para seu objetivo principal – a comunicação.

Em 2015 caiu no Enem uma questão sobre esse tema de variação linguística. No texto, diversas palavras que estão fora do padrão culto da língua são usadas. Por que essas formas podem ser legítimas dentro da construção desse texto? Antes leia o poema da questão.

Ai se sêsse

Se um dia nois se gostasse
Se um dia nois se queresse
Se nois dois se empareasse
Se juntim nois dois vivesse
Se juntim nois dois morasse
Se juntim nois dois drumisse
Se juntim nois dois morresse
Se pro céu nois assubisse
Mas porém acontecesse de São Pedro não abrisse
A porta do céu e fosse te dizer qualquer tulice
E se eu me arriminasse
E tu cum eu insistisse pra que eu me arresolvesse
E a minha faca puxasse
E o bucho do céu furasse
Tarvês que nois dois ficasse
Tarvês que nois dois caisse
E o céu furado arriasse e as virgi toda fugisse

ZÉ DA LUZ. Cordel do Fogo Encantado. Recife: Álbum de estúdio, 2001.

Nesse poema podemos observar diversas palavras que refletem um modo de falar de pessoas de uma determinada região. Como comentei anteriormente, embora não estejam dentro do padrão culto, são formas de expressão do povo e, por isso, definem uma identidade. Por isso, a resposta certa é a letra B.

variações linguísticas resposta.jpg

A linguagem tem diversas variações tanto na escrita como na fala e podemos separá-las em dois grupos, dentro do que foi exigido na questão.

Norma culta

Essas levam em conta os padrões da gramática normativa, com suas regras de construção, como ortografia, sintaxe. É esse padrão que aprendemos na escola desde pequenos com o objetivo de usá-lo em situações formais,  como em documentos e redações.

Norma popular

Ela não leva em consideração as normas da gramática normativa, refletindo uma identidade como pessoas de determinada região, tempo histórico ou grupo social.

Com certeza, a linguagem é algo que está em constante modificação e infinitas variações.

Gostou das informações? Então compartilhe nas redes sociais!

Anúncios