Desenvolver um bom texto pode ser um grande desafio, especialmente para aqueles que não têm o hábito de escrever. Com o exame do Enem se aproximando, é importante que você esteja bem preparado. Mas não se desespere! Vou passar para você alguns aplicativos que vão lhe ajudar a se preparar para a redação do Enem.

Esses aplicativos estão disponíveis para o Android e todos têm ótimas funções gratuitas. Foram escolhidos com base na usabilidade, praticidade e boa qualificação no Google Play. Alguns desses aplicativos servirão também para outras áreas da prova do Enem. Então, não fique de fora e confira!

ENEM – 2016

Esse é o aplicativo oficial do Ministério da Educação, fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Então, é praticamente obrigatório tê-lo em seu smartphone ou tablet.

Com o ENEM – 2016, você poderá acompanhar o cronograma do concurso, ficar por dentro das notícias e acompanhar sua inscrição.

Projeto Redação: ENEM

Para ajudá-lo a se preparar para a redação do Enem, o Projeto Redação disponibiliza semanalmente temas para redação no formato do Enem. Você poderá escrever seu texto e disponibilizá-lo para outros usuários da plataforma corrigirem e fazerem comentários gratuitamente.

Você também poderá ter acesso à redação de outros usuários em um ambiente bem colaborativo. O aplicativo oferece ainda planos pagos para usuários que desejam ter suas redações corrigidas por professores.

Redação Nota 1000

Esse aplicativo disponibiliza textos prontos baseados em propostas de redação dos últimos anos. Além disso, a Redação Nota 1000 oferece vários textos com dicas bem interessantes sobre como escrever melhor, possíveis temas para o próximo exame e um manual de redação sobre vários gêneros de texto, como crônicas, contos, fábula e dissertação.

Redação Online

O principal recurso do Redação Online é limitado a 1 redação que você pode fazer e enviar para correção gratuitamente. Para mais redações é necessário pagar para cada trabalho que enviar. Mas o aplicativo conta com outros recursos úteis. Nele você poderá acessar um blog com propostas de redação e videoaulas que vão ajudar você a se preparar para a redação do Enem.

Twitter

Uma rede social bem conhecida que pode ser muito bem usada na sua aprendizagem. Todos os anos, o tema da redação do Enem é sempre um grande mistério. Mas uma coisa é unanimidade: fique informado. Mas você realmente não precisa ficar correndo atrás das notícias porque elas podem ir até você!

Mas é verdade que nem sempre temos tempo – e paciência – para ficar na frente da televisão assistindo a jornais para ficar informado. Então, siga jornais e emissoras de TV no Twitter que divulgam notícias resumidas. Se achar que é um assunto relevante, clique no link fornecido e leia a matéria mais a fundo.

Alertas do Google

Esse não é um aplicativo, mas vale a dica. O Alertas do Google é um serviço que permite o cadastro de pesquisas. Toda a vez que houver uma novidade, você receberá um alerta por e-mail.

Usando sua conta do Gmail, cadastre pesquisas como “redação do Enem” – entre aspas mesmo – e, sempre que houver algo de novo, como notícias sobre a redação ou novas dicas que surgem na web, você receberá um e-mail informativo.

Grupos do Facebook

Felizmente, na internet existem muitas pessoas dispostas a compartilhar experiências e conhecimentos. Portanto, continue fazendo bom uso disso. O Facebook disponibiliza o aplicativo Grupos do Facebook que o ajudará administrar seus grupos de estudo para o Enem, alguns são específicos para redação, em que você poderá fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

Em muitos desses grupos há professores que oferecem ajuda e alguns até corrigem redações para dar algumas sugestões para você aprimorar sua escrita.

YouTube

O YouTube vai muito além de clipes e vídeos engraçados. Tem muito material bom para você incrementar seus estudos e, na minha opinião – é a ferramenta mais completa para você se preparar para a redação do Enem. Procure canais de aulas de redação – e isso serve para qualquer outra disciplina – e inscreva-se para receber notificações sempre que for postado algo novo.

Eu mesmo obtive ótimos resultados quando estava me preparando para concursos. Estudei com os livros, é claro, e tirava minhas dúvidas com videoaulas no YouTube. Isso me ajudou bastante!

O importante é você se identificar com os professores e com o estilo da aula – não importa que o canal seja de uma instituição ou de um youtuber independente. Vou dar algumas sugestões para você começar:

Então, não perca tempo e esforce-se para se preparar para a redação do Enem. Você terá ótimas chances de fazer um bom texto e tirar uma bela nota.

Quer arrasar na sua redação do Enem? Então, entenda o que habilidades você precisa desenvolver para ser bem avaliado no seu texto no post Entenda as 5 competências da redação do Enem.

Anúncios