Quem nunca se deparou com uma palavra desconhecida ou teve dúvidas sobre como escrevê-la corretamente. Para resolver isso, geralmente consultamos os benditos dicionários. Mas nem sempre temos um dicionário impresso em mãos para nos ajudar. Por isso, um dicionário online de português é indispensável!

Essas ferramentas podem ser acessadas a partir de qualquer dispositivo, bastando haver uma conexão com a internet. Além disso, seu uso é muito fácil, pois, em vez de procurar pela ordem alfabética — como ocorre nos formatos em papel —, basta digitar para obter o resultado facilmente.

O que muita gente não sabe é que existem muitos dicionários gratuitos disponíveis, tão confiáveis quanto os impressos, e que sua utilidade vai muito além de apenas descobrir o significado dos vocábulos.

Vale lembrar que todos os dicionários exibem, no mínimo, informações sobre a classe gramatical e as diversas acepções, ou significados, das palavras — isso é básico.

Então, não perca tempo e confira os principais dicionários online e entenda como poderá tirar o melhor proveito deles!

Quais são os principais dicionários online disponíveis?

Há diversas dessas ferramentas na web com funções variadas e muito úteis. Veja as principais e entenda suas peculiaridades.

VOLP — Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Começaremos por uma das principais referências em termos de ortografia. Sim, o VOLP não é um dicionário, pois não apresenta o significado das palavras. Apesar disso, é uma fonte importante quando queremos descobrir a forma correta em que os vocábulos são escritos.

Ele apresenta uma informação básica sobre o vocábulo: sua escrita e classificação morfológica, ou seja, se é adjetivo, substantivo, verbo, …

O VOLP é mantido pela ABL (Academia Brasileira de Letras), uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Por isso, ela não é um órgão oficial que determina como as palavras devem ser escritas. É apenas uma referência.

O curioso é que você pode enviar perguntas para a ABL sobre dúvidas gramaticais e ortográficas, desde que bem explicadas e fundamentadas.

VOC — Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa

Já que a VOLP não é oficial, aqui está nossa referência principal que define a ortografia oficial da língua portuguesa. O VOC também não é um dicionário, mas é indispensável que ele entre nesta lista por sua enorme relevância.

Na página inicial você seleciona o país e então poderá fazer a pesquisa, que apresentará, além da grafia oficial, informações sobre a classe gramatical e o plural.

Michaelis

Agora vamos focar nos dicionários propriamente ditos, e o Michaelis é um dos mais básicos. Essa ferramenta mantida pela editora Melhoramentos exibe nos resultados da pesquisa dados simples sobre os significados e algumas frases como exemplos.

Uma das suas vantagens é a possibilidade de alternar entre dicionários de outros idiomas — são 5 línguas diferentes, além do português!

Aulete Digital

O Aulete é um dos mais completos, apresentando uma ampla gama de acepções, incluído regionalismos, informalidades e termos de linguagem mais popular. As preposições que regem os verbos ficam destacadas.

Além de exibir o sentido do vocábulo em si, ele mostra expressões relacionadas. Por exemplo, ao pesquisar “casa”, haverá o significado para “casa da mãe Joana”. Você sabe o que significa “ser de casa cheia”, ou o que é uma “casa dos milagres”? O Aulete responde.

Dicio

Além da definição, o Dicio exibe os sinônimos, informações etimológicas — a origem da palavra — e exemplos de uso em sites de referência, como a Folha de São Paulo e frases do site Pensador.

Priberam

O Priberam é um dicionário online de português bem interessante, pois apresenta as diferenças entre o português europeu e o brasileiro. É bem completo, com diversas acepções, palavras parecidas, anagramas, uso em sites de referência — geralmente portugueses — e no Twitter, e traduções para o espanhol, inglês e francês.

Como recurso adicional, a plataforma disponibiliza uma versão online gratuita do FLiP, um corretor ortográfico e sintático muito eficiente para você encontrar desvios e erros no seu texto.

Sinônimos.com

Quer encontrar outras palavras com significado igual ou semelhante? Eis aqui a sua melhor opção! O Sinônimos.com está em constante atualização e oferece as melhores alternativas para cada sentido da palavra.

Antônimos.com

A função do Antônimos.com é clara. É o mesmo que o Sinônimos.com, mas ao contrário — deu para entender?

Dicionário Criativo

Esse recurso é para estimular sua criatividade, pois, além das informações básicas sobre a definição e sinônimos, o Dicionário Criativo expõe:

  • Expressões relacionadas;
  • Citações de personalidades;
  • Imagens relacionadas.

Tudo isso pode ajudá-lo a gerar um brainstorm, ou seja, uma tempestade de ideias para a sua produção!

Como usar o dicionário online de português?

Pesquisa onlineAs funcionalidades dessas plataformas online vão muito além de simplesmente dar uma definição do vocábulo ou mostrar a forma correta de escrevê-lo. Elas podem ajudar você a ser mais eficiente em sua redação. Observe:

Descubra a regência dos verbos e nomes

Qual preposição usar após um verbo ou nome? Eu chego em casa ou chegou à casa? Vou ao banheiro ou vou no banheiro? Assisto o filme ou ao filme? O cigarro acarreta doenças ou acarreta em doenças?

Um verbo pode ter várias regências de acordo com o sentido com que é empregado, como o verbo assistir. Essas são dúvidas que o dicionário pode ajudá-lo a resolver.

Saiba como a palavra é usada no plural

Qual o plural de palavra-chave? Palavras-chave? Palavras-chaves? Palavra-chaves? E ônibus? Gravidez tem plural? Confira no dicionário.

Verifique a ortografia

A ortografia sempre foi um grande dilema, especialmente após o último Acordo Ortográfico. Por exemplo, escreve-se dia a dia ou dia-a-dia. Seção, sessão ou cessão?

Pesquise a origem

De onde surgiu a palavra e qual era seu significado inicial. Essas informações podem ser bem interessantes para ampliar seu conhecimento sobre um tema ou enriquecer ainda o conteúdo do seu texto.

Entenda a separação das sílabas

Com o uso de editores eletrônicos, temos cada vez menos necessidade de separar a sílaba. É importante para o texto manuscrito, por exemplo, quando chegamos ao fim da linha e precisamos cortar a palavra para continuar na próxima linha.

A separação silábica também é útil para entender a estrutura do termo e compreender as regras de acentuação.

Por isso, a maioria dos dicionários já exibe a palavra com as sílabas separadas.

Não repita palavras em seus textos

Um dos maiores problemas de coesão e fluidez no texto é a grande repetição de palavras. Isso se dá em virtude de um vocabulário limitado. Os dicionários, no entanto, o ajudarão a expandir o seu repertório.

Isso vale também para aquelas conjunções que estabelecem relações entre as orações. Muitos, por terem um conhecimento restrito sobre elas, usam sempre os mesmos termos.

Por exemplo, para relacionar ideias contrárias, só usam o mas. Essa repetição é monótona e revela deficiência em um dos aspectos importantes da competência linguística: saber usar recursos coesivos.

Releia o seu texto e verifique se você não está repetindo palavras em demasia. Substitua as repetições por sinônimos.

Conheça em que outros contextos a palavra pode ser utilizada

Uma mesma palavra pode ter sentidos diversos em contextos diferentes, sendo usada em seu sentido literal ou não. Por isso, vale consultar essas plataformas e conferir as possibilidades.

Estimule sua criatividade

Ser criativo é um desafio, mas é indispensável para produzir um texto autêntico e atraente. Mas a engenhosidade não é somente um dom, mas também uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida.

Dicionários criativos, por exemplo, podem aguçar a sua inventividade, gerando ideias inovadoras e ajudando você a experimentar diversos caminhos em sua redação.

Compreenda o sentido das locuções e outras expressões

Quando usadas dentro de uma locução ou expressão, algumas palavras perdem seu sentido original, assumindo significados bem diversos. Outras locuções funcionam como recursos coesivos, interligando orações e ideias entre os parágrafos e seções do texto.

Muitos erram na coesão e coerência do texto por usar termos que não se aplicam à ideia que desejam transmitir. Por isso, confira o sentido correto no dicionário para não ser penalizado por esse desvio.

Vale ressaltar que é recomendável consultar dois ou três dicionários para chegar a uma decisão acerca da ortografia, da regência e de outros detalhes.

Agora que você aprendeu a usar o dicionário online e conheceu as principais opções, por que não salvar esses sites como favoritos em seu navegador, ou fazer um atalho na home screen do seu smartphone ou tablet para tê-los sempre à mão?

Gostou das dicas e quer continuar recebendo novas informações? Então, não perca tempo e assine a newsletter!

Anúncios